sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Maranhão terá sua primeira mina de ouro

21-Set-2009

O Maranhão terá sua primeira mina de exploração de ouro e metais não ferrosos. A obra será instalada no município de Godofredo Viana, no distrito de Aurizona. A descoberta de ouro no município remonta aos padres jesuítas que usavam índios e escravos para retirar o metal das aluviões. Godofredo Viana abrigaria a terceria maior mina de ouro do Brasil.

Para a implantação da mina, o governo do Maranhão vai ajudar a pavimentação asfáltica da estrada, que liga Godofredo Viana ao povoado de Manaus. A obra facilitará o transporte até a primeira mina aurífera do Maranhão.

A Mineração Aurizona tem como sócios a Luna Gold Corp, por meio da Aurizona Goldifields Corporation, e a Brascan Recursos Minerais, subsidiária da Brascan Brasil.

Segundo estudos da CPRM - Serviço Geológico do Brasil, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a área faz parte do Cinturão do Gurupi, que inclui a região nordeste do Pará e noroeste do Maranhão. A região abrange municípios como Viseu, Cachoeira do Piriá e Nova Esperança do Piriá, no Pará, e Maracaçumé, no Maranhão. O cinturão é historicamente uma área produtora de ouro em escala artesanal.

O governo federal prevê investimentos de R$ 350 milhões para fazer o mapeamento cartográfico de uma área de 1.796.256km² na Amazônia Legal, compreendendo os estados do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Maranhão, Roraima e parte do Acre.

O objetivo é identificar áreas com potencial para futuro aproveitamento de reservas minerais. O projeto começou em 2008 e a cartografia terrestre, geológica e náutica deve ficar pronta em 5 anos.

Postado por:gc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário